.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

História do Surf no Sul do Brasil




MundaKa Tapas Bar realiza exposição sobre a história do surf no sul do Brasil

Inicia nesta sexta-feira, dia 22, no MundaKa Tapas Bar, na praia de Atlântida, a exposição Origem – Cultura de Praia, produzida pela designer gráfica gaúcha Cris Engler. A mostra reúne cerca de 50 fotografias que retratam personagens e momentos que fizeram a trajetória do surf no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Cris Engler é a organizadora do material e tem previsão de lançar este ano o livro “Origem do Surf no Sul”.

O roteiro da exposição inclui imagens desde o ano de 1961, quando o esporte dava os passos iniciais nas praias do Sul com a família Johannpeter, que trazia do Rio de Janeiro as primeiras pranchas de compensado, chamadas de Maderites, genuinamente brasileiras. Em 1963, novamente os irmãos Johannpeter, junto com Mario Pettini, dão novos rumos ao surf, construindo a primeira prancha de fibra de vidro que se ouviu falar no Sul do País. A mostra exibe ainda retratos dos fatos acontecidos nos anos 70 e 80, como a chegada das primeiras surf trips; a criação da Federação Gaúcha de Surf e Skate, organizando os primeiros campeonatos oficiais; o Lendário Circuito Renner que acontecia no veraneio; a criação da Associação de Surf de Atlântida – APS, que surgiu para organizar campeonatos nos períodos de frio; e o irreverente Clube Gaúcho de Surf.

“A história transcorre pelas lentes de vários amigos que fizeram parte de uma geração que via e buscava no surf a liberdade e um estilo de viver“, conta Cris Engler. Durante a exposição, será exibido ainda um vídeo com imagens dos ícones do surf no Estado.

Origem – Cultura de Praia terá coquetel de abertura nesta sexta, às 20h, e permanece até o dia 10 de fevereiro no MundaKa Tapas Bar – operação da Bazkaria no litoral norte gaúcho – , com visitação de quarta a domingo, a partir das 18h. O evento tem o apoio de Index Krow – Apoiando a Cultura Surf. Mais informações pelos fones (51) 3346.1088 e 7812.5012.

Mundaka Tapas Bar – Avenida Central, 2.000 – Atlântida-RS.